Nos dias 18, 19 e 20 de abril, as colaboradoras da equipe de apoio do sistema FAI Virtual, Beatriz Moesch, Sibele Mueller e Juliane Colling, participaram do 4ª Seminário Nacional de Inclusão Digital (SENID), realizado na cidade de Passo Fundo. Além da apresentação de um relato de experiência sobre a utilização do sistema FAI Virtual, as colaboradoras participaram de oficinas voltadas ao uso de tecnologias educacionais como recursos de promoção da inclusão digital.
O evento abordou como temática principal A liberdade digital de aprender, demonstrando as possibilidades e potencialidades de uso das tecnologias como forma de promover o processo de ensino-aprendizagem, permitindo a liberdade de buscar o conhecimento por qualquer pessoa, a qualquer hora, de qualquer lugar.
Conforme a colaboradora Beatriz, foi possível conhecer o projeto Escola de Hackers, uma iniciativa que leva o ensino da lógica de programação para crianças de escolas públicas de Passo Fundo. Tal iniciativa tem repercutido nacionalmente, em consonância com um movimento que incentiva o ensino da programação de computadores como forma de desenvolvimento da habilidade de lógica de raciocínio.
Para a professora Juliane, o contato com o Grupo de Educadores Google de Passo Fundo, uma iniciativa que busca levar a difusão do uso de ferramentas de tecnologias educacionais aos diversos interessados no assunto, tem apoio da empresa Google para tal.
Um dos temas mais abordados no evento foi a utilização das tecnologias como meio de inclusão dos portadores de necessidades especiais. Para Sibele, o evento fez jus ao tema desta 4ª edição, possibilitando conhecer novas tecnologias e oportunidades, como o contato com várias tecnologias assistivas, onde foram apresentados recursos e ferramentas que contribuem para proporcionar e ampliar a acessibilidade de pessoas com necessidades especiais. Um destes momentos foi uma oficina ministrada pelo desenvolvedor de sistemas Ângelo Beck, deficiente visual total, que apresentou a ferramenta ECOLABORE, desenvolvida por ele mesmo para auxiliar na construção de sites totalmente acessíveis.
Também foi abordada a acessibilidade no ambiente MOODLE, plataforma utilizada para o desenvolvimento das atividades do FAI Virtual, proporcionando novas visões quanto à acessibilidade deste ambiente na FAI Faculdades.
De forma geral, a participação do evento foi uma oportunidade de troca de conhecimentos, de aprendizagem e de muito crescimento, que virão a somar nas atividades da equipe de apoio do ambiente FAI Virtual.