Nesta quarta-feira (20/7) foi realizado uma tarde de campo na propriedade rural da família Giombelli, localizada em Linha Gaúcha, interior de Descanso, organizado pela Epagri com o apoio de empresas e Prefeitura Municipal.
O tema do evento foi “Práticas Conservacionistas de Solo e Água”, momento em que professores, pesquisadores, empresas e a família rural puderam explanar sobre as práticas adotadas na propriedade visando a preservação do solo e da água.
Segundo Thiago Giombelli, acadêmico do curso de Agronomia e filho do produtor rural, as atividades feitas na propriedade resultam em melhor aproveitamento do solo e dos insumos, levando a maior produtividade das culturas. O patriarca da família, senhor Gelson Giombelli destaca que é uma satisfação ter uma propriedade que pratica uma agricultura sustentável e que permite os filhos ficarem e gostarem de estar na propriedade.
O professor Anderson Rhoden aponta que a família Giombelli, há vários anos, vem adotando práticas conservacionistas, com destaque para a rotação de culturas, o uso de plantas de cobertura, o plantio em nível, o mínimo revolvimento do solo e o uso de terraços em algumas áreas, sendo uma propriedade modelo para quem quer conhecer e aprender mais sobre o assunto.
O evento teve a participação de um grande público de diversos municípios de Santa Catarina, demostrando a importância do assunto e a vontade das pessoas em aprender mais sobre práticas conservacionistas e o que pode ser feito, na prática, em propriedades rurais.
Rhoden parabeniza a Epagri pelo belo evento e a família rural pela exemplar propriedade, indicando a visita técnica uma ótima opção para quem quer ver na prática as atividades desenvolvidas e o investimento e retorno obtido pela família rural.