Nos últimos dias 29 e 30 de setembro, acadêmicos, docentes e representantes da comunidade externa, entre eles professores e secretários de educação, realizaram viagem de estudo para Cotia e Osasco- SP. Na oportunidade visitaram o Projeto Âncora, escola que desenvolve sua proposta educacional alicerçada na metodologia de projetos, e, o Colégio Waldorf Micael de São Paulo, o qual alicerça o processo de ensino aprendizagem na Pedagogia Waldorf.
O objetivo foi conhecer as duas propostas de educação, compreendendo como se organiza o processo educacional, bem como alunos e professores são percebidos nesse processo. Foram dois dias de intensas aprendizagens, momentos em que acadêmicos e professores tiveram a oportunidade de entrar em contato com novas metodologias de ensino, as quais tem como finalidade oportunizar da Educação Infantil ao Ensino Médio, uma educação que seja capaz de estimular o protagonismo dos alunos, oportunizando vivencias repletas de significado.
O Projeto Âncora, foi criado pelo catarinense Walter Steurer, no ano de 1955, inspirado na Escola da Ponte de Portugal. Em 2012 esse projeto, passou a funcionar como Escola de ensino fundamental, e, atualmente está organizado de forma a atender também alunos de ensino médio. A escola tem como propósito principal desenvolver a autonomia dos alunos por meio de projetos individuais de aprendizagem. Toda a visitação aos ambientes da escola, foi conduzida pelos alunos, os quais explicaram sobre os espaços e responderam à perguntas dos visitantes.
O Colégio Waldorf Micael de São Paulo, foi fundado em 1978, por um grupo de pais que acreditavam na proposta da Pedagogia Waldorf, introduzida em 1919 na Alemanha pelo filósofo Rudolf Steiner. A principal meta de uma escola Waldorf, é desenvolver seres humanos capazes, de, por eles próprios, dar sentido e direção às suas vidas. Nessa perspectiva o colégio Micael, tem como propósito principal desenvolver na criança o pensar, o sentir e o querer por meio de um currículo que respeita as necessidades e particularidade de cada faixa etária.
Durante a visitação, acadêmicos e professores, tiveram a oportunidade de participar da atividade Portas Abertas, e, conhecer as vivências e atividades que fazem parte do dia a dia dos alunos, matriculados do jardim de infância ao ensino médio. Entre as vivências, destacam-se as oficinas relacionadas ao Jardim de Infância; ao Ensino Fundamental, relacionadas à introdução e vivência matemática, ao processo de alfabetização, ao ensino de Ciências, a trabalhos manuais, e ao desenho com carvão; além disso oficinas vinculadas ao Ensino Médio e que fizeram referência a atividade interdisciplinar de história e inglês, a pintura em aquarela, e a agrimensura.
A experiência foi incrível, professores e acadêmicos voltaram encantados com a proposta e sensibilizados com a possibilidade de uma educação voltada a formação integral do ser humano, formação essa que valorize o protagonismo do estudante, e, que desperte o encantamento pelo outro e pelo mundo.