Loading...

NOTÍCIAS

31 Mai 2019

CURSO DE PEDAGOGIA REALIZA ENCONTRO COM A COMUNIDADE SURDA

Atualmente se discute constantemente a necessidade de envolver os acadêmicos do curso de Pedagogia com a comunidade para agregar maiores experiências, uma vez que este possibilita muitos campos de atuação. Assim sendo, foi necessário proporcionar um encontro com a comunidade surda (família, surdos e interpretes de libras) de modo que refletissem a história de vida desse grupo social.

Para provocar maiores impactos, sendo que na vida de um surdo em alguns momentos não há interprete de libras, seja qual for o espaço, os acadêmicos tiveram em primeira instância uma aula somente de libras. Percebeu-se a aflição dos mesmos, solicitando ajuda para interpretar, paciência da professora porque para eles as informações eram repassadas de forma muito rápida, bem como repetir a explicação para que pudessem compreender.

Em seguida, o grupo relatou suas experiências de vida, desde a descoberta da surdez, a reação da família, as suas lutas, suas dificuldades de inclusão e comunicação com os ouvintes e até com próprios surdos pelo uso de sinais caseiros, CODA (filhos ouvintes de pais surdos), o trabalho do profissional interprete de libras. Após o intervalo foi realizada contação de piadas pelos surdos para maior interação entre a comunidade surda e acadêmicos.

Por fim, diante dessa vivência, as alunas relataram que “foi um momento muito importante para compreendermos o que é empatia e perceber como um surdo se sente no meio de pessoas que são ouvintes. Cada pessoa carrega uma história e devemos como educadores conhecê-la e respeitá-la. No encontro com os surdos tivemos a oportunidade de conhecer mais sobre a comunidade surda, como eles se sentem e os meios que eles precisam encontrar para conviver com a sociedade, pois os desafios são grandes, ainda mais quando na família, muito pessoas não conhecem a Libras”.

Também teve depoimento em rede social diante de uma fotografia da comunidade surda, em que a acadêmica relata “que momento maravilhoso, agradecemos por terem vindo. Foi gratificante conhecer um pouco de cada e sobre o dia a dia de um surdo. Grandes aprendizagens. Sucesso, a cada um agradecemos de coração”

Já para a comunidade surda, relataram esse momento muito significativo, como se percebe nos argumentos de um dos participantes, “Foi muito bom estar com vocês, nossa, esse dia foi incrível, sem palavras, experiência boa, discutindo sobre como é a vida dos surdos! Agradeço a todos que participaram!!”. A mãe que tem uma filha surda, expressa o quanto percebeu neste encontro, que não é somente a sua filha que não consegue comunicar com as pessoas ouvintes, os outros também possuem dificuldades. Porém a ocorrência maior é devido à falta de conhecimento das pessoas ouvintes em comunicar com esse grupo social.

Para a coordenadora do curso, Maria Preis Welter, "enquanto professores estamos alegres com este momento e os resultados positivos diante dessa experiência que envolveu os acadêmicos, e o desejo é que possam refletir diariamente a empatia no seu trabalho frente a pessoas que os circundam".

 

Pedagogia


  • Compartilhar:
Loading...
Atendimento via WhatsappAtendimento Atendimento via TelegramAtendimento