Nesta semana, 4 de dezembro, aconteceu o 3º Seminário dos Estágios – Pedagogia e mobilização de saberes/fazeres docentes e 1º Seminário de socialização de conhecimentos e experiências dos Programas PIBID e Residência Pedagógica. De acordo com a coordenadora, professora Maria Preis Welter, esta foi uma noite muito especial, pois o evento representa um importante marco para o curso de Pedagogia da UCEFF.
O Seminário possibilitou a socialização (de forma resumida) de conhecimentos, aprendizagens, experiências, habilidades, competências, práticas exitosas, valores entre outros desenvolvidos nos estágios, PIBID e Residência Pedagógica.
Participaram do evento professores do curso de Pedagogia, diretores das escolas parceiras, as preceptoras do Programas Residência Pedagógica e PIBID, acadêmicos pibidianos e residentes e demais acadêmicos do curso de Pedagogia, alunos das escolas parceiras e suas famílias e publico em geral.
Como forma de acolher os presentes, a acadêmica Jaqueline Kessler apresentou a música “Só o amor constrói” e na sequência apresentação de dança de alunos da Escola de Ensino Fundamental Porto Novo e da Escola Municipal Integral Bela Vista.
Na sequência, Bolsistas junto com professoras orientadoras e preceptoras, gestores, famílias da comunidade escolar e educandos realizaram apresentações que foram vivenciadas nos 18 meses nos programas de Residência Pedagógica e PIBID nas instituições Escola de Ensino Fundamental Porto Novo, Escola Municipal FUNEI, Escola Municipal Integral Esperança, Escola Municipal Integral Bela Vista e Escola de Ensino Rural Ministro Luís Galotti.
Na mesma oportunidade foram socializados os estágios de Gestão e Docência na Educação Infantil e no Ensino Normal/Médio. Foram belas apresentações que trouxeram a essência das práticas realizadas nas escolas do Oeste Catarinense e Noroeste Gaúcho. Após as apresentações todos tiveram a oportunidade de apreciar a exposição de materiais didático pedagógicos e relato das experiências e participar do coquetel de confraternização.
Segundo a coordenadora do curso de Pedagogia e coordenadora do Programa de Residência Pedagógica Maria Preis Welter, esta é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica. Essa imersão contempla, entre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um professor da escola com experiência na área de ensino do licenciando e orientada por um docente da sua Instituição Formadora.
O programa Residência Pedagógica é uma estratégia de integração entre escolas, universidades e secretarias de educação. O Ministério da Educação objetiva aproximar a formação acadêmica das reais demandas do ensino público. Destaca também que os objetivos do programa foram alcançados com sucesso, pois contribuiu, por meio da imersão no contexto escolar, discutir, debater e aprender as vivências das práticas educativas direcionadas a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino fundamental, ou seja, uma constante troca de experiências e conhecimentos. Dessa forma, assegurou aos acadêmicos habilidades e competências que lhes permitem realizar um ensino de qualidade nas escolas de educação básica.
Ainda, o programa contribuiu para o fortalecimento dos trabalhos de pesquisa, ensino e extensão, bem como com a formação inicial e continuada de professores envolvidos nesse processo e a articulação com as Diretrizes Curriculares do Curso de Pedagogia e a Base Nacional Comum Curricular.
Para o coordenador do PIBID professor Kurlan Frey, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma proposta de valorização dos futuros docentes durante seu processo de formação. Tem como objetivo o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica e a melhoria de qualidade da educação pública brasileira.
A dinâmica do PIBID oportunizou um contato ampliado e contínuo com o ambiente escolar, o que possibilitou o reconhecimento e a identificação das potencialidades e fragilidades deste campo pedagógico para constante diálogo e reflexão entre teoria e prática; a promoção da sistematização do conhecimento a partir do confronto entre a realidade vivenciada na escola-campo e o referencial teórico oportunizado pelo curso; o desenvolvimento e aperfeiçoamento da didática e das metodologias que envolvem o processo ensino aprendizagem.
Outrossim, o PIBID com as práticas do componente curricular e as atividades teórico-práticas do Curso de Pedagogia da IES desenvolve habilidades e competências necessárias à prática docente, fortalece a relação entre a IES e escola de Educação Básica, estimula o protagonismo na formação de professores.
Agradecimentos aos envolvidos
A todos os envolvidos parabenizamos pelo comprometimento e dedicação. Foram muitos os desafios, leituras, reflexões, práticas e por isto, foram muitas as aprendizagens.
A preceptora Cristiane Thums destaca que o projeto de Residência Pedagógica foi uma experiência incrível. As residentes tiveram a oportunidade de aplicar conhecimentos construídos durante o curso em uma prática de preparação profissional, o que permitiu o exercício de suas habilidades, tanto no âmbito profissional quanto emocional. Já o 1º seminário foi muito agradável e enriquecedor, pois permitiu às residentes mostrarem o domínio de instrumentos teóricos aliados à prática. São exemplos como este que promovem o desenvolvimento das futuras pedagogas. Foi uma experiência única para as residentes, inovadora, e que está capacitando-as profissionalmente, com qualidade e responsabilidade.
As preceptoras da Escola de Ensino Fundamental Porto Novo Elaine Weber Skrsypcsak e Carla Berwanger Drebel salientam que só tem a agradecer a parceria da UCEFF através dos programas PIBID e Residência Pedagógica, pois a Educação, a escola integral necessita de recurso humano para que o processo de ensino-aprendizagem aconteça com êxito.
Dessa forma, falar do trabalho dos acadêmicos na escola Porto Novo é enfatizar sobre o desenvolvimento integral, pois eram envolvidos em todas as disciplinas, brinquedoteca, natação, artesanato, dança, literatura, atividade individual (reforço), alfabetização e letramento, atividades de corte e costura, enfim todas as atividades que a escola desenvolveu.
A prática do estágio possibilita unir teoria e prática, desenvolver autonomia, responsabilidade, experiência, corporeidade, conhecimentos, sapiência e proporciona vivencias significativas em seu processo de formação. Agradecemos aos acadêmicos residentes e pibidianos o trabalho desenvolvido.
A Pró Reitora Acadêmica, professora Alexandra Franchini Rafaelli destaca que “Somos UCEFF e temos grande orgulho do curso de Pedagogia, o crescimento e expansão da nossa instituição segue os grandes exemplos de comprometimento e dedicação formados no curso de Pedagogia. Temos a certeza que o curso é um grande diferencial para toda nossa região, no entanto sabemos que esse evolui a cada momento, porque nos consolidamos com grandes parceiros que, assim como nós, acreditam que só seremos mais se tivermos a humildade e o entendimento de que estarmos juntos nos fortalece e faz toda diferença nos espaços educacionais que dedicamos nossos compromissos diários... Somos mais porque consolidamos grandes parcerias. Gratidão acadêmicas e acadêmicos por dizerem sim às oportunidades que o curso lhes oferece. Tenho certeza que deixaram um pouco de vocês em tudo que fizeram e levarão grandes ensinamentos dos espaços que a vocês abriram as portas e os desafiaram a serem profissionais melhores a cada momento. Em nome da UCEFF, gratidão pela parceria, dedicação e comprometimento e, principalmente, por acreditarem que somente pela educação é que mudaremos o mundo, lembrando que o mundo se faz no aqui e no agora, em todos os espaços que estivermos.
Os coordenadores dos programas, Kurlan e Maria, agradecem a UCEFF por apostar na licenciatura, as secretarias e escolas pela parceria e, em especial, as orientadoras e preceptoras pelo trabalho desenvolvido com competência. Também parabenizam e agradecem a todos pela socialização das experiências.