Loading...

NOTÍCIAS

18 Jun 2018

Curso de Gestão de TI promove debate sobre Multiculturalismo e Liberdade de Expressão na Internet

No dia 11 de junho, o curso de Gestão da Tecnologia da Informação promoveu um debate acerca do tema de Multiculturalismo e Liberdade de Expressão na Internet: aspectos éticos e jurídicos. A atividade realizou-se com a exibição do filme Aos Teus Olhos, seguido de debate com professores, profissionais e alunos.

Participaram do debate o Profº Leandro Mayer, que é Assistente Técnico Pedagógico da rede pública de ensino do estado de Santa Catarina e integra o Núcleo de Tecnologia Educacional de Itapiranga-SC, Doutorando e Mestre em História pela Universidade de Passo Fundo; O Profº Alain Baderha Kalema, docente na UCEFF Itapiranga e palestrante, Mestre em Espiritualidade pela Pontifícia Universitas Gregoriana (Roma-Italia); a Profª Daniela Zilio, docente na UCEFF Itapiranga e advogada, Mestre em Direito, especialista em Direito Civil e Direito Processual Civil; e a Profª Juliane Colling, docente na UCEFF Itapiranga, Coordenadora do curso de Gestão da Tecnologia da Informação, Mestre em Educação.

A atividade foi organizada de forma interdisciplinar, envolvendo as três turmas do curso, por meio das disciplinas de Mercado de Trabalho em TI (Prof. Juliane Colling), Direito Digital (Prof. Daniela Zilio) e Gestão de Pessoas (Prof. Valicir Trebien).

No decorrer do debate foram discutidos temas relacionados ao uso ético, moral e legal da Internet e da profissão do Gestor de TI, relacionando o enredo do filme apresentado, onde uma pessoa é exposta em redes sociais sendo acusada de assédio infantil, sem ter provas concretas do ocorrido.

Na percepção do acadêmico Luiz Felipe Royer, “O Filme Aos teus olhos conta a história de um professor que foi acusado de pedofilia pela mãe de um de seus alunos, que culminou em uma postagem no Facebook trazendo o povo contra ele, mesmo não tendo provas concretas. O debate nos abriu oportunidade para expor nossas ideias e tirar dúvidas sobre isso, trazendo desde o perigo de fotos íntimas de menores, até as fake News que podem destruir vidas e espalhar mentiras. Recomendo assistir o filme com atenção, pois muitos detalhes importantes estão escondidos e que mostre como a internet é um lugar além de maravilhoso e com muitas oportunidades, também um lugar perigoso com mentiras e equívocos”.

Para a acadêmica Thauane, “foi um excelente debate, onde mostrou as consequências que uma postagem inadequada pode gerar. A liberdade de expressão é um direito garantido de toda sociedade brasileira, sendo assim o debate pôde conscientizar os acadêmicos a serem mais cautelosos com seus perfis em redes sociais, fazendo-os refletir sobre o que compartilham e postam, pois tudo deixa uma marca”.

A coordenação do curso agradece aos convidados que mediaram o debate, os professores envolvidos na organização e que estiveram presente na noite do debate, bem como à todos os acadêmicos que participaram da atividade.

GTI


  • Compartilhar:
Atendimento via WhatsappAtendimento Atendimento via TelegramAtendimento