Nesta quinta feira, dia 10 de agosto, os acadêmicos do 4º e 6º semestre do curso de Gestão da Tecnologia da Informação participaram da oficina PHP Mágico, com
Ângelo Beck.
Ângelo é da cidade de Formosa GO, é programador, e possui deficiência visual total. Mesmo sem poder enxergar os códigos que escreve, Ângelo demonstrou grande habilidade e conhecimento no desenvolvimento de software, apresentando aos acadêmicos alguns truques e mágicas que facilitam a programação na linguagem PHP.
Segundo o acadêmico do 6º semestre, Jonas Hermany, a programação exige um raciocínio lógico apurado e muita atenção aos detalhes. Compreender e utilizar corretamente funções e métodos de uma linguagem de programação demanda muito tempo e muitas xícaras de café (risos). Além disso, para ser um bom programador, é necessário estar sempre atento às atualizações das linguagens de programação e aos padrões de desenvolvimento, a fim de otimizar recursos e obter um produto de software confiável, seguro e que atenda as necessidades. Sempre haverão dificuldades - principalmente no início - e muitas mensagens de erro (risos), que acumulam frustações e desânimo. É comum um programador ficar horas revisando um código à procura do erro até descobrir que era um simples ;. Muitos também acabam fugindo dos padrões, por acharem complicado ou muito trabalhoso. É difícil imaginar que uma pessoa cega consiga escrever um código, seguir padrões, utilizar funções modernas e estruturar um sistema, mas é fantástico ver isto acontecendo.
Aprender novas formas de programar com uma pessoa que possui necessidades especiais agrega muito ao conceito de estruturação de sistemas, nos dando uma visão muito mais ampla das possibilidades e artifícios que podem ser utilizados, além de enfatizar a importância de nos preocuparmos com a acessibilidade aos sites e sistemas que desenvolvemos.
A acadêmica do 4º semestre, Samara Engel, destaca que é com imensa gratidão que tivemos a oportunidade em conhecer o Ângelo, que dispôs do seu tempo para compartilhar seu conhecimento e suas técnicas. Com certeza foram muito válidas as suas dicas e funcionalidade apresentadas, agregando em nossa forma de programar na linguagem PHP. Agradeço especialmente à todos os envolvidos!.
A professora Leonice Bassani dos Santos, que possui formação na área de Educação Especial e atua como auxiliar do acadêmico Yuri, também destacou que ficou encantada com tamanha superação. É o real exemplo de que sempre podemos fazer mais, apesar de qualquer limitação.
Na oportunidade os acadêmicos puderam ter a percepção das possibilidades de inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho na área de tecnologia, destacando a necessidade de adotar padrões de acessibilidade nos sites e softwares desenvolvidos.
A coordenação de curso agradece ao profissional Ângelo Beck pela disponibilidade de compartilhar suas experiências, e a professora Sibele Mueller que organizou a vinda do mesmo.