Dois artigos irão integrar capítulos de livros e o outro será apresentado em Congresso de Controladoria e Finanças
A pesquisa é sem dúvida um dos pontos mais importantes do meio acadêmico. Sem ela, novos estudos, ciências e maneiras de pensar a profissão, não seriam possíveis. Por isso, os cursos de graduação da UCEFF são incentivadores da produção científica na universidade.
Este trabalho tem rendido frutos, prova disso é a aprovação de três trabalhos acadêmicos do curso de Ciências Contábeis, sendo dois para integrar capítulos de livros e o outro para ser apresentado em um Congresso de Controladoria e Finanças.
Enriquecimento da formação
Para a coordenadora do curso, professora Leossania Manfroi, o trabalho científico oportuniza que o aluno desenvolva uma análise crítica e permite que ele saiba se posicionar. “Quando você faz uma pesquisa, o primeiro ponto é identificar um problema e o caminho para encontrar a solução dessa questão. Tudo isso cientificamente”, pontua.
Leossania destaca que para o estudante fazer essa caminhada, ele precisa de um embasamento teórico, do método científico para atender o problema e de uma pesquisa prática aplicada para conseguir então chegar no resultado.
“Penso que a pesquisa é a forma que nós mais estimulamos a leitura e o pensamento dos nossos alunos. Por isso, os incentivamos a submeterem esses trabalhos em congressos e eventos científicos. Nós estamos desenvolvendo cientistas, pensadores, críticos, preparando novos professores, então, isso é muito importante para o desenvolvimento de uma sociedade. Vemos que sempre vale muito a pena incentivar esse tipo de trabalho para que a educação seja continuada”, afirma.
O ganho da ciência
A orientação dos três trabalhos foi feita pela mestre em administração, professora Citânia Bortoluzzi. Ela destaca que a publicação de artigos científicos, bem como, a participação em congressos, oportuniza a divulgação do trabalho realizado pelos acadêmicos com o auxílio dos professores. “Isso oportuniza que a comunidade acadêmica e o público em geral, conheçam as diferentes áreas do conhecimento e os respectivos temas”, frisa.
Citânia pontua que a ciência beneficia a todos. “Para a sociedade em geral, a pesquisa científica proporciona a resolução de problemáticas relevantes, ou seja, os resultados de um estudo, publicados em artigos ou apresentados em congressos, têm o mesmo objetivo: melhorar algum processo”, conclui.
Trabalhos aprovados
Os estudantes do oitavo período do curso de Ciências Contábeis da UCEFF, Izabelle Zanchet Smaniotto, Mateus André Rama e João Vitor Biondo, tiveram o artigo aprovado para integrar um capítulo do livro digital “Dilemas Sociais na Contemporaneidade: Evidências e Considerações em Pesquisa”. O livro está sendo organizado e será publicado com o International Standard Book Number (ISBN, que é o sistema internacional de identificação de livros e softwares Conselho Editorial e Identificador de Objeto Digital, o DOI.
Para Izabelle, a importância do trabalho ser aprovado para estar no livro se dá justamente nas possibilidades futuras que essa participação oportuniza. “É gratificante, pois é um trabalho realizado com uma empresa aqui de Chapecó. O papel do curso perante esse processo foi muito bom, pois o artigo foi realizado em uma matéria de corporativa, na qual o aluno realiza pesquisas e desenvolve artigos com assuntos diversos. Ficamos felizes com o convite”, ressalta.
Outro artigo que foi aprovado para integrar como capítulo de um livro, é a pesquisa da egressa do curso de Ciências Contábeis, Rosane Fátima Dall’Agnol. O trabalho integrará o e-book Tópicos em Administração, organizado pela Editora Poisson e que terá ISBN, DOI, ficha catalográfica e corpo editorial.
Ricardo de Paula Vieira da Silva, contador formado neste ano pela UCEFF, foi escolhido para apresentar um artigo, desenvolvido durante o curso, no 12° Congresso UFSC de Controladoria e Finanças.
Experiências novas e gratificantes
Ricardo apresentou o trabalho na última terça-feira (20). Para ele, é válido todo aluno e profissional contribuir com pesquisas acadêmicas, seja de temas novos no mercado ou assuntos há muito já debatidos, pois segundo o contador, há sempre espaço para novas descobertas e pontos de vista, além de ser uma experiência muito gratificante.
“No meu caso, poderia ter feito o comparativo de balanço entre empresas que é um assunto que eu me dou bem, ou custos que adoro fazer, mas escolhi um tema pouco abordado na contabilidade, que é o uso da inteligência artificial, como ela pode vir a ser cada vez mais útil para os profissionais e a visão dos acadêmicos sobre ela. Me interesso bastante por esses avanços na tecnologia e decidi embarcar nessa jornada”, detalha.
Conforme Ricardo, por ter sido o primeiro artigo e ainda mais sobre uma temática que tem pouca referência na área contábil, foi um desafio. “Ter meu artigo aprovado para ser apresentado em um congresso é uma honra e uma surpresa enorme. É um combustível para continuar a colaborar com pesquisas acadêmicas que podem ser muito úteis no futuro”, conclui.