Para uma correta correção e/ou fertilização do solo é de fundamental importância obtermos previamente informações sobre a fertilidade do solo a ser cultivado, e a ferramenta que nos indica a fertilidade atual é a análise do solo.
Para termos uma análise confiável, precisamos fazer uma amostragem de solo com critérios para que a amostra enviada ao laboratório seja representativa. Erros devido a amostragem mal conduzida, são geralmente os mais significativos comparativamente às etapas de determinações químicas e físicas, interpretação dos resultados das análises e recomendação de corretivos e fertilizantes. O erro devido à amostragem de solo não poderá ser corrigido nas etapas subsequentes de um programa de adubação e calagem, por exemplo, por ocasião das determinações químicas e físicas do solo.
Perante a importância desta prática, no dia 23 de setembro foi realizada uma aula prática com a turma do 4º semestre do curso de Agronomia, na disciplina de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas. A atividade foi desenvolvida na propriedade da família do acadêmico da turma Heins Schönhals.