Nos dias 29, 30 e 31 de maio ocorreu a 15ª Semana Acadêmica do curso de Agronomia da UCEFF Itapiranga, evento promovido pela coordenação e Centro Acadêmico, Agrocea.
No dia 29 foram abordados os temas, “Desafios de uma agricultura com biotecnologia”, discutido pelo Me. José Carlos Madaloz, da Corteva, e “Uma conversa sobre agricultura regenerativa” com o Esp. Rodrigo Alessio e o Me. Diego Alessio, irmãos e produtores rurais. Madaloz enfatizou sobre as novas biotecnologias, eventos transgênicos e o que deve ser feito para mantê-los efetivos e duradouros, destacando que no curto prazo novos eventos biotecnológicos não estão previstos, o que preocupa profissionais e agricultores.
Os irmãos Alessio apresentaram a experiência da família na propriedade rural com relação ao manejo do solo e das culturas, sob um novo manejo ecossistêmico, buscando o uso de plantas de cobertura, rotação de culturas e diversidade de cultivos, além de corretas práticas agronômicas, o que vem resultando em redução no uso de agroquímicos e fertilizantes e obtenção de altas produtividades.
No dia 30 foi abordado o tema “Atualização em controle de doenças de soja e milho - Perspectivas e desafios para as próximas safras” com a Dra. Caroline Wesp Guterres, da CCGL Tec. Caroline destacou sobre as principais doenças da soja e milho e o melhor manejo a ser adotado, enfatizando que não há produto milagroso, mas sim a necessidade de adoção de princípios básicos como rotação de culturas, plantio na época recomendada, vistorias nas lavouras e atenção ao manejo fitossanitário além da rotação e posicionamento correto dos princípios ativos.
No dia 31 foram abordados os temas “Desmistificando licenças ambientais” com o Me. Alencar Simão Rizzardi e “Manejo da irrigação e inovações em pivô central” com o Técnico Jaderson Henke da Silva.
Alencar destacou os procedimentos corretos na obtenção de licenças ambientais para a construção de reservatórios de água, barragens e o uso adequado da água para irrigação. Enfatizou sobre o cumprimento da legislação e de que é possível reservar água e usá-la na propriedades rurais, inclusive a captação da água de rios, porém, estudos ambientais devem ser desenvolvidos para avaliar o real impacto.
Jaderson destacou a irrigação por pivô central, a tecnologia envolvida, o manejo correto do sistema e da lâmina de água, enfatizando que existem equipamentos de irrigação baratos, porém com tecnologia mais simples, e mais caros, de alta tecnologia e que permitem o monitoramento instantâneo da irrigação.
Para o coordenador do curso, professor Neuri Feldmann, a 15º Semana da Agronomia foi relevante para formação pessoal e profissional, trazendo para a discussão temas atuais, forte embasamento teórico e aplicabilidade prática. O curso de Agronomia e o AGROCEA agradecem aos palestrantes pelas exímias discussões e aos participantes por prestigiarem este grande evento.