Na última semana (12/04) aconteceu o seminário organizado pelos acadêmicos do 3° semestre do curso de Ciências Contábeis com a participação do professor Adilson Fabris. O tema abordado foi: “ Economia Solidária: uma maneira de combater as desigualdades”.
Seis entidades foram representadas, dentre as quais: Feira do Agricultor, Feira do Artesanato, Coafamo, Liga de apoio a mulheres com câncer, Lions Club Internacional, os quais foram convidados pelos grupos de trabalho com temáticas específicas.
Os convidados falaram sobre as parcerias, os problemas encontrados ao longo dos seus trabalhos, as diversidades, as soluções bem como as conquistas que cada entidade obteve ao longo de suas trajetórias. Ainda os convidados explanaram as vivências exitosas no trabalho destas entidades e os benefícios que estas proporcionam às pessoas que fazem parte a estas. Sem dúvida uma noite bem aproveitada que vai ficar gravada em nossa memorias.
Para o acadêmico Robson, “o seminário nos proporcionou uma grande parcela de conhecimento, tanto pelos temas apresentados, quanto pelas experiências de vida citadas pelos nossos ilustres convidados. O resultado foi fantástico e o esforço que cada convidado fez para estar ali valeu muito a pena, todos foram presenteados com muita aprendizagem”.
"O seminário foi de suma importância para intensificar o aprendizado sobre os assuntos relacionados à economia solidária. Compreender o funcionamento da mesma, é entender o que motiva as pessoas a ajudar o coletivo, seja trabalhando voluntariamente em associações, seja a serviço de uma cooperativa, defendendo os interesses coletivos dos cooperados", afirmou o acadêmico Adriano Berti Junior.
A acadêmica Dionéia afirmou: "Quanto ao seminário, sem dúvida, foi uma noite bem aproveitada que vai ficar gravada em nossa memória. Foi significativo o depoimento de cada participante, assim levaremos os ensinamentos e exemplos de cada, servindo de inspiração em nossas vidas".
De acordo com o professor Adilson, observou-se que as entidades representadas, tem em comum, um olhar voltado às pessoas, no auxílio prestado a comunidade, a contribuição econômica, financeira, social e cultural decorrente dos modelos solidários destas organizações. O evento também contou com a participação da turma do 1º semestre da UCEFF Premium.