Nesta última sexta feira (15 de setembro) alunos do Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário FAI realizaram visitas técnicas a Penitenciária Industrial, Penitenciária Agrícola e a ONG Verde Vida, todas com sede na cidade de Chapecó. Essa atividade faz parte da proposta interdisciplinar que abrange as Disciplinas de Contabilidade Introdutória, Estatística e Métodos Quantitativos, Ética e Responsabilidade Social, Economia I, Legislação Trabalhista e Sociologia nas Organizações. A profª Adriane Inês Jantsch Dal Bosco, acompanhou os Acadêmicos e durante a visita, foi possível conhecera as instalações das casas prisionais, o funcionamento e os procedimentos adotados pelos agentes penitenciários.
As Unidades prisionais estão localizadas no Bairro Efapi, sendo que a Penitenciária Industrial possui 599 vagas distribuídas em 8,6 mil metros quadrados e conta com espaços para saúde, educação e instalação de empresas que empregar apenados. Também há áreas de vivência dos reeducandos para banho de sol, visita familiar e atendimento dos advogados. Os acadêmicos tiveram acesso aos espaços destinados as Empresas conveniadas com o sistema prisional e observar as atividades realizadas pelos detentos.
A Verde Vida é uma Organização Não-Governamental que não visa lucros e atua desde 1994 no município de Chapecó, desenvolvendo um importante trabalho social, educacional e ambiental. Uma organização certificada e reconhecida como de utilidade pública municipal, estadual e federal. Os trabalhos são desenvolvidos nas áreas de assistência social, educação e meio ambiente, oferecendo oficinas socioeducativas aos adolescentes com o objetivo de proporcionar uma formação para a vida e o encaminhamento para o primeiro emprego.
O Verde Vida Programa Oficina Educativa mantém sua sustentabilidade com a coleta de materiais recicláveis e assim consegue gerar empregos e proporcionar atendimento socioeducativo para adolescentes carentes, na faixa etária de 13 a 17 anos e que estejam frequentando a escola.
O Curso de Ciências Contábeis agradece a professora pela organização das visitas, aos representantes das Entidades pela abertura dos espaços e aos acadêmicos pela participação.