Ainda no mês de outubro, os acadêmicos do curso de Ciências Contábeis, por meio da disciplina de Desenvolvimento Regional, ministrada pelo professor Vianei Luis Hammerschmitt, realizaram visitas técnicas à empresas na região de Água Doce e Itá SC. De acordo com o professor Vianei, as principais visitam foram:
Pioneiro Ecometais - empresa que é responsável pela produção de ligas de chumbo para o mercado nacional, a partir da reciclagem de baterias inservíveis. Com capacidade de produção para 4.000 toneladas de chumbo/mês, o projeto da Ecometais foi desenvolvido baseado nas melhores tecnologias do segmento, visando um melhor desempenho no processo de reciclagem. A empresa investe constantemente no desenvolvimento pessoal e tecnológico, ampliando o controle de qualidade do produto final, com todos os processos certificados pela ISO 9001:2008.
Centro Histórico de Água Doce e Parque Eólico - apresentar sistemas alternativos de produção de energia. No caso desse município se localiza o maior parque de Santa Catarina.
Vinícola Villaggio Grando - está localizada nos campos de altitude na região do distrito de Herciliópolis, município de Água Doce. A propriedade vive uma incessante construção visando caprichos que vêm estabelecer uma perfeita harmonia entre a natureza e a busca humana pela beleza, contudo, o grande diferencial se encontra na qualidade dos vinhos, que vem conquistando diversas premiações em âmbito nacional e internacional.
Vinícola da Serra: História de empreendedorismo familiar, a principal atividade agrícola da família sempre foi o cultivo da uva, tendo como objetivo elaborar vinhos artesanais aliados a tecnologia, dedicação, paixão e responsabilidade. Atualmente além de vinhos finos e vinhos de mesa a empresa elabora produtos artesanais como a grapa, cachaça, licores, doces, compotas, frutas cristalizadas e suco de uva, complementando com a representação de cosméticos todos à base de óleo de semente de uva e extrato de vinho.