No último dia 29 de agosto, a assessora do Programa União Faz a Vida, por meio do Setor de Extensão do Centro Universário FAI, com a professora do Curso de Pedagogia, Daiana Raquel Paschoali, acompanhou a equipe da Secretaria Municipal de Educação, bem como professores orientadores e associados das cooperativas escolares CEAAL, COPER SENNA E COPERASB de Tenente Portela, além de representante da Sicredi Celeiro, em viagem a Nova Petrópolis.
Na oportunidade, os associados das cooperativas escolares, conheceram o trabalho desenvolvido por três outras cooperativas escolares, duas delas composta por estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais, e uma composta por estudantes do Ensino Médio. Foi um momento de troca de experiências, uma vez que conheceram o trabalho pedagógico desenvolvido pelos associados, os espaços em que acontecem os encontros da cooperativa, os objetos de aprendizagem que desenvolvem e sua relação com o currículo escolar, bem como tiraram dúvidas em relação a como acontecem as reuniões, o registro do livro caixa e das atas, as assembleias ordinárias e extraordinárias, entre outros assuntos.
Além disso conheceram o monumento ao cooperativismo, o qual é uma homenagem à Capital Nacional do Cooperativismo, Nova Petrópolis, e que simboliza uma das frases ditas pelo Padre Theodor Amstad (1990); Pois se uma grande pedra se atravessa no caminho e 20 pessoas querem passar, não o conseguirão se um por um a procuram remover individualmente. Mas se as 20 pessoas se unem e fazem força ao mesmo tempo, sob a orientação de um deles, conseguirão solidariamente afastar a pedra e abrir o caminho para todos.
Segundo a Professora Daiana, os estudantes demostraram-se interessados em conhecer a estrutura e organização das cooperativas escolares, bem como compartilhar experiências sobre o desenvolvimento dos objetos de aprendizagem. Foi um momento ímpar para conhecer novas realidades, interagir com estudantes que também acreditam e desenvolvem ações voltadas ao cooperativismo, explorar pontos turísticos da cidade de Nova Petrópolis, além de aprender sobre diferentes contextos culturais, estimular o espírito coletivo e o olhar crítico sobre o que estava sendo pesquisado, conhecido e vivenciado destaca a assessora do programa, professora Daiana.
Para o professor Kurlan, coordenador de extensão, envolver os alunos através de cooperativas escolares proporciona o protagonismo e aprendizagens através de vivências, experiências além de desenvolver a liderança, o empreendedorismo, a educação integral.