Nos dias 4 e 5 de setembro, os estudantes do oitavo semestre do curso de Agronomia e os integrantes dos Grupos de Estudo, Pesquisa e Extensão em Fitotecnia e Tecnologia em Sementes realizaram viagem de estudos ao Paraná, para aprimorar conhecimentos na área de Agricultura e Sementes. Essa é uma viagem interdisciplinar envolvendo Agricultura II e Produção e Tecnologia de Sementes ministradas pelos professores Neuri Antonio Feldmann e Fabiana Raquel Mühl.
Os acadêmicos visitaram a Cooperativa Agrária Agroindustrial, situada no distrito de Entre Rios, na cidade de Guarapuava/PR, sendo a maior de seu segmento no país. Lá os acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer o Museu da Agrária onde foi observado a trajetória dos Suábios do Danúbio, ao longo de aproximadamente 300 anos, com aproximadamente 5.000 objetos de interação e tecnologia, toda documentada e preservada.
Em seguida os acadêmicos visitaram a Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (FAPA), onde foi apresentado a parte de mecanização agrícola e experimentos que são desenvolvidos para produção de uma cevada de qualidade, para posterior produção do malte. Na sequência realizaram visitação na Agrária Malte, onde tiveram a oportunidade de conhecer toda a produção de malte para elaboração de cervejas de qualidade.
No dia seguinte (5/9) os acadêmicos visitaram a Cooperativa Agropecuária Tradição, localizada na cidade de Pato Branco/PR. Lá conheceram toda a produção de sementes de soja, desde os testes iniciais a campo, recebimento da semente, processo de secagem, beneficiamento e armazenamento das sementes. Também conheceram a funcionalidade de um Laboratório de Sementes e os principais testes realizados. Após a visita foi na Guerra Sementes onde também foi apresentado todo o processo de tecnologia de sementes e o processo de tratamento de sementes industrial (TSI).
De acordo com os professores, as visitas técnicas interdisciplinares possibilitam aos acadêmicos uma visão diferenciada do processo de produção, já que é possível verificar na prática a teoria estudada em sala de aula.
A coordenação do Curso destaca que as visitas técnicas têm se mostrado muito importantes na formação de bons profissionais da Agronomia, e agradece as várias parcerias que tem possibilitado aos acadêmicos uma vivência prática e o estreitamento entre o mercado de trabalho e a academia.