Os acadêmicos do segundo semestre de Odontologia participaram do Encontro Multidisciplinar Catarinense de Odontologia (EMCOD) que ocorreu em Chapecó nos últimos dias. O evento contou com nove palestrantes sobre as mais diversas áreas. Para a coordenadora Marina Vida, congressos e encontros acadêmicos são os principais eventos que estudantes e profissionais podem participar. Neste encontro vários temas se relacionaram multidisciplinarmente.
Para as alunas Scheila Dal Canton, Manoella Gonçalves da Costa e Graciele Dall Bianco "participar do EMCOD foi uma experiência única e incrível, pois foi nosso primeiro congresso dentro do curso, no qual tivemos a oportunidade de aprender com excelentes profissionais da área. Dentre as palestras assistidas e os métodos repassados por cada palestrante pudemos observar inúmeras técnicas que auxiliam na promoção da saúde, além de inovações tecnológicas que facilitam e ajudam os profissionais durante os procedimentos, tendo como principal objetivo preservar a harmonia do sorriso de acordo com cada paciente, já que um sorriso bonito muda a vida das pessoas, aumenta a autoestima e contribui nas relações sociais. O encontro fez com que ficássemos mais encantadas pela Odontologia e por cada área que ela abrange, juntamente com todo o conhecimento adquirido, nos trazendo mais motivações para ajudar e melhorar a vida dos nossos futuros pacientes".
Além disso, o evento contou com apresentações de painéis e temas livres que deram aos estudantes a oportunidade de apresentar trabalhos, aprofundamento teórico, além de debater os temas apresentados. A coordenadora também destaca a grande participação dos acadêmicos do segundo período. De 52 alunos matriculados no curso, 42 foram ao evento e 20 se envolveram na apresentação de trabalhos.
Os trabalhos apresentados na categoria painel foram:
Júlia Nechel, Suélen Sauer e Taliane Pereira: Resina do tipo bulk fill – uma revisão de literatura;
Renata Scopel, Rian Pellegrini e Ana Carolina Trapp- O uso de éster fenitil do ácido cafeico na Odontologia – uma revisão de literatura;
Os trabalhos apresentados na categoria tema livre foram:
Gabriela Debona, Gabriela Siebert e Viviana Escoval: Fluorescência e Opalescência na Odontologia Estética;
Marcela Schuster, Carolaine Cappelari, Luís André Baraldi: Queratocisto – relato de caso
João Stolarski, Kauany Derosso, Bruno Franciscon: Mucocele em criança – relato de caso
Thaís Bisollo, Polyana Bariviera, Tauana Dietrich: Granuloma Piogênico – relato de caso
Tauana Dietrich, Heloísa Crestani e Isabel Crestani: Língua fissurada e língua geográfica- discussão de 2 casos.
Para a aluna Marcela Schuster Siqueira, apresentar meu trabalho na categoria tema livre foi uma experiência incrível, pois acredito que só saberemos o quanto somos capazes se saímos da nossa zona de conforto e foi isso que aconteceu comigo. Até o momento antes de apresentação não acreditava em meu potencial, mas após a apresentação senti um alivio junto com uma felicidade imensa, e aprendi também com essa experiência que o nervosismo é inevitável, mas que é preciso aprender a controlá-lo. O EMCOD foi de muito aprendizado, mesmo estando no começo do curso, assistindo as palestras percebi que a Odontologia possui inúmeras áreas de atuação, e também que o cirurgião dentista deve estar constantemente se atualizando.
A coordenadora também salienta a grande participação dos alunos da Liga Acadêmica de Estomatopatologia (LAEPU) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde Bucal (GEPESB). Dos 15 alunos dos grupos, 11 estiveram envolvidos com trabalhos relacionados à Estomatologia e Patologia Oral. Devido a esse grande engajamento dos alunos e da qualidade dos trabalhos apresentados, a aluna Thaís Bisollo foi premiada com o 2º lugar na categoria tema livre.