Loading...

NOTÍCIAS

19 Abr 2018

ACADÊMICOS DE ARQUITETURA VISITAM VIVEIRO DE MUDAS

O curso de Arquitetura e Urbanismo da UCEFF Itapiranga, na disciplina de Paisagismo, desenvolveu uma visita técnica junto ao Viveiro de Mudas Kramer. De acordo com o professor Marciano Balbinot, que conduz a disciplina juntamente com a professora Gracielle Rodrigues da Fonseca Rech, o objetivo foi de relacionar os conteúdos trabalhados em sala de aula com a aplicação prática dos mesmos. Assim, foi possível conhecer in loco as principais plantas utilizadas nos projetos de paisagismo, suas principais características botânicas e morfológicas, as necessidades vitais e ecofisiologicas, ou seja, a interação da planta com o ambiente.

As plantas, como elementos vivos do paisagismo, possuem uma importante função que reflete muito bem a ciência e a arte desenvolvida na paisagem e transfere para o ambiente um diferencial todo particular para a qualidade de vida das pessoas. Elas reduzem ruídos, filtram partículas, diminuem a velocidade do vento, fornece sombra, refrescam o ar, forma um conjunto estético e belo, aspectos altamente positivos para o nosso bem-estar.

Para a sua prática, o paisagismo requer a ciência e arte lado a lado. Ciência em termos de conhecimento de solos, botânica, ecologia, sociologia, urbanismo, entre outros. No campo da arte, saber trabalhar com os elementos vivos, plantas e animais, inertes como as esculturas e elementos arquitetônicos, como também os industriais, a exemplo de cerâmicas, marcenaria e serralheria.

Os projetos de paisagismo, portanto, é mais uma das atribuições que os profissionais formados em Arquitetura e Urbanismo também podem desenvolver junto ao mercado de trabalho.

Agrademos ao Viveiro de Mudas Kramer, em especial a Engenheira Agrônoma Patrícia Kramer, que abriram as portas da empresa permitindo esta importante articulação entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão, o que traduz uma atuação político-institucional de intercâmbio entre a academia e a sociedade.

Arquitetura e Urbanismo


  • Compartilhar:
Atendimento via WhatsappAtendimento Atendimento via TelegramAtendimento