Na noite desta quarta-feira (1º/8) os acadêmicos do 2º e 6º semestres do curso de Administração da UCEFF Itapiranga participaram de conversa sobre experiências internacionais. O bate-papo foi com a Itapiranguense, Solange Reckziegel, que atualmente mora na região de Detroit, EUA.
A conversa abordou a trajetória de vida seguida de diversos questionamentos dos alunos e professores. De acordo com Solange, que saiu de Itapiranga após completar o Ensino Fundamental na escola da Linha Conceição, "morei e trabalhei com o tio Léo em Nova Erechim, depois Itajaí, e mais tarde já com o Ensino Médio concluído fui para São Paulo, a convite de um amigo, por saber falar alemão. Lá se abriram as portas para o mundo tendo a oportunidade de aperfeiçoar o idioma e morar na Alemanha, pela empresa que trabalhava na época, e agora moro nos EUA acompanhando a transferência do marido que trabalha na General Motors".
Durante o bate-papo os acadêmicos questionaram sobre as dificuldades encontradas principalmente no exterior, onde Solange destacou a questão do idioma, agora nos Estados Unidos, pois na Alemanha foi muito mais tranquilo pelo que havia aprendido aqui em Itapiranga. "Agradeço sempre a minha família que me ensinou o básico da língua alemã, mesmo que dialeto, pois foi assim que consegui atuar por muitos anos em empresas multinacionais, como a ThyssenKrupp e a Rücker do Brasil, trabalhando diariamente com contatos na Alemanha".
Solange ainda falou da experiência de morar três anos nos EUA, uma cultura bastante diferente, altamente consumista, com frio intenso, e que após muito esforço e aulas diárias já domina o idioma. Ela destacou principalmente que existem oportunidades para atuação no exterior, entretanto, para isso é preciso que o profissional brasileiro esteja preparado para encarar a vida lá fora e principalmente, ter o conhecimento do idioma.
Para a professora Nathalia Berger Werlang, esta foi uma excelente oportunidade para os acadêmicos conhecerem um pouco mais sobre as oportunidades que existem para atuação no exterior, e quais são os prós e contras deste desafio. "É importante para os alunos conhecerem um pouco mais sobre a realidade das empresas multinacionais e sobre como é a vida fora do Brasil".
A coordenadora do curso, professora Rosiane Oswald Flach, agradece a administradora Solange Reckziegel pela oportunidade oferecida aos acadêmicos. "São destes exemplos que os alunos precisam", enfatiza Rosiane.
A atividade foi organizada pelo professor Sadi Reckziegel, aproveitando o período de férias da sua irmã, que está visitando a família aqui no Brasil. Aproveitando o momento, também foram convidados a participar da atividade os acadêmicos do 6º semestre, acompanhados pela professora Nathalia Berger Werlang.