Loading...

NOTÍCIAS

11 Ago 2020

Acadêmico de TI desenvolve aplicativo para acesso aos materiais de aulas não presenciais do município de Itapiranga

 

Desde o início da situação de pandemia causada pelo Coronavirus em todo o mundo, as escolas têm buscado alternativas para dar continuidade às atividades letivas e facilitar o acesso à conteúdos e atividades de aprendizagem. A tecnologia é uma grande aliada neste processo, pois permite rápido acesso às informações, compartilhamento de recursos e arquivos e trabalho colaborativo.

 

Pensando nisso, o acadêmico Wesley Güntzel, estagiário do setor de Informática da Prefeitura Municipal de Itapiranga e que atualmente cursa o 2º semestre do curso de Sistemas de Informação, criou um aplicativo destinado à Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto para o apoio na realização de aulas não presenciais. Com o apoio do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento de Aplicações Interativas (GEDAI), o aplicativo foi disponibilizado na Play Store, podendo ser localizado na busca por “Educação Itapiranga SC”.

 

O aplicativo apresenta uma mensagem inicial, acesso aos materiais semanais de aulas não presenciais organizadas por níveis de ensino, anos escolares e turmas, link de acesso ao site do governo para informações sobre o Coronavírus, link para o site da prefeitura municipal, acesso a uma biblioteca virtual de conteúdos e um campo “Fale Conosco”.

 

O acadêmico Wesley destaca que “com o surgimento da situação de isolamento social, o processo educacional precisou ser reinventado, sendo necessária a utilização de novas metodologias. Nesse sentido, em conversa com a secretaria municipal da educação, decidiu-se pela criação de um aplicativo, plataforma está voltada para a consulta dos materiais didáticos disponibilizados para o estudo a distância de toda rede municipal de ensino. Utilizando a plataforma Fábrica de Aplicativos, tomei a frente no desenvolvimento do app. Ao longo do processo, surgiram algumas dificuldades, como limitações de abas disponíveis no site. Porém, com a ajuda do meu colega, Wesley Sehn, adaptamos no aplicativo páginas web, utilizando HTML e CSS, com botões interativos. Os materiais disponibilizados, armazenados no Google Drive, e em outros sites, como o Youtube, foram indexados nos botões do aplicativo. Em abril o app foi oficialmente disponibilizado para acesso através de um link, compatível com maior parte dos dispositivos eletrônicos com acesso a internet. Neste mês de julho, em parceria com a UCEFF, foi então publicado o aplicativo na Google Play, compatível com aparelhos Android. Desenvolver esse aplicativo me possibilitou um grande desenvolvimento em meu conhecimento na área, e é muito gratificante poder auxiliar a sociedade neste período de dificuldades e mudanças que estamos vivenciando. Agradeço a Secretaria da Educação pela oportunidade.”

 

Já a Secretária de Educação do município de Itapiranga, Elenice Kirchner, salienta que “A pandemia nos colocou frente ao desafio de pensar a escola, pensar em metodologias e estratégias para as aulas não presenciais. Nessa proposta, organizamos material das aulas por apostilas que são entregues semanalmente, e um aplicativo desenvolvido pelo Setor de Informática da Prefeitura Municipal de Itapiranga, destinado a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, para uso educacional de materiais didáticos. O aplicativo foi um desafio proposto para o Setor de Informática, pois a necessidade do momento exigiu disponibilizar mais ferramentas para as famílias, onde estão disponível os materiais necessários para as aulas. O Município de Itapiranga, através da Secretaria de Educação, reconhece a importância desse aplicativo para que possamos atender a demanda que esse novo cenário educacional nos exige! Agradecimento especial ao estagiário que atua nesse setor Wesley Güntzel, pela dedicação, compromisso e iniciativa”.



  • Compartilhar:
Atendimento via WhatsappAtendimento Atendimento via TelegramAtendimento