Acadêmicas de Administração participam da primeira oportunidade de intercâmbio na Universidade Católica do Uruguai
Em novembro de 2018 foi lançado o primeiro edital de intercâmbio para a Universidade Católica do Uruguai (UCU) em Montevidéu. Nesta oportunidade, foram selecionadas duas acadêmicas do curso de Administração, que tiveram a chance de cursar o primeiro semestre de 2019 na universidade estrangeira.
Camila Hister e Franciele Jantsch foram as alunas selecionadas que aproveitaram esta oportunidade disponibilizada a partir da parceria entre a UCU e a UCEFF Itapiranga. As acadêmicas permaneceram no Uruguai entre fevereiro e julho de 2019, cursando disciplinas de cultura uruguaia, idioma espanhol, e diversas outras disciplinas do curso de Administração. Ao retornar do intercâmbio, as alunas puderam fazer o aproveitamento das disciplinas cursadas na universidade estrangeira aqui no curso de Administração da UCEFF.
No dia 2 de agosto foi realizado um evento a fim de que as informações acerca do intercâmbio pudessem ser compartilhadas com alunos do curso de Administração e de Pedagogia, os quais têm a possibilidade de realizar o intercâmbio no próximo ano. Destaca-se ainda que neste segundo semestre de 2019 a aluna do curso de Direito, Júlia Becker, também está usufruindo desta oportunidade internacional na Universidade Católica do Uruguai.
Para a acadêmica Camila Hister, “a ideia de passar cinco meses em outro país gera medo e insegurança, assim como em outras situações em que vivemos uma experiência pela primeira vez. Mas, a partir do momento em que você desembarca, é necessário estar aberto para novas oportunidades. Posso afirmar que esta vivência foi amadurecedora e capaz de mudar pensamentos limitantes e ultrapassados, uma vez que desafia a viver longe de casa, tornar-se mais independente, comunicar-se em um outro idioma e conviver com as diferenças e costumes culturais. No entanto, é único viver e aprender com todas estas situações. Pude conhecer pessoas maravilhosas de diversos países, viajar e conhecer mais de um país pequeno como o Uruguai, mas que tem muito a oferecer, além de adquirir conhecimentos acadêmicos que irão agregar ao restante de minha graduação e ao meu futuro profissional. Assim, realizar este intercâmbio no Uruguai foi a melhor experiência que vivi até o momento, como pessoa e acadêmica".
Já a estudante Franciele Jantsch destaca que “depois de voltar, posso dizer que foi a melhor experiência que eu já tive, sem dúvidas. O semestre passou tão rápido e deixou tantas lembranças e aprendizados. Fiz amigos de mais de 15 nacionalidades diferentes. Estudei muito, mas ao mesmo tempo aproveitei o máximo que pude com os amigos que fiz. O que eu vou levar de mais lindo desse intercâmbio, não é o aprendizado acadêmico, nem as lembranças dos pontos turísticos, ou as festas em que a gente aproveitou juntos, o nosso grupo mais próximo de amigos intercambistas, mas sim, o que eu vou levar pra sempre, é o crescimento pessoal que esse período proporcionou à mim, e o papel que meus novos amigos tiveram nesse processo. Vou levar as lembranças do Parque Rodó e dos piqueniques, da Rambla e das caminhadas que fazíamos por lá, dos momentos que nos reuníamos na faculdade entre as aulas, das prévias e das risadas que nunca faltavam. São tantas histórias boas para compartilhar, mas ao mesmo tempo, quando as pessoas aqui pedem como foi, respondo em resumo, foi incrível, foi bom demais, a melhor experiência da minha vida, queria de novo”.
A professora e articuladora dos programas de internacionalização Nathalia Berger Werlang, destaca a importância do evento realizado, momento no qual as intercambistas puderam compartilhar as suas experiências e certamente instigar outros acadêmicos a trilharem o mesmo caminho. “Ainda neste semestre será lançado novo edital para os alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia da Produção, Gestão da Tecnologia da Informação e Pedagogia possam se inscrever e participar do processo seletivo”, destaca a professora Nathalia.