Loading...

NOTÍCIAS

20 Ago 2019

Acadêmica de Medicina Veterinária faz estágio na Dinamarca

A acadêmica do 8º semestre do curso de Medicina Veterinária da UCEFF Itapiranga Sabrina Parise está fazendo intercâmbio na Dinamarca. Ela viajou no dia 11 de agosto e mandou o seguinte depoimento.

“A fazenda que estou estagiando se chama Abterpgaard e fica no sul da Dinamarca, divisa com a Alemanha. Aqui há 800 vacas em lactação, da raça holandês. O sistema é free stall e o manejo é dividido em quatro grupos, que aqui eles chamam de "team". Temos o team one, o qual é composto pelos animais de maior produção, aproximadamente de 90 a 110l de leite por dia. Temos o team two, no qual há as vacas que produzem de 80 a 90 l aproximadamente/ dia. Já o Team 3 é composto pelas vacas mais novas, como as primíparas ou vacas de segunda gestação. E o team 4, no qual estão os animais para descarte ou mais velhos, a produção varia bastante. 

A alimentação é a base de silagem de milho, concentrado e feno, variando quantia e composição de acordo com o time (ainda vou pedir mais sobre a dieta). Há também o team das vacas em período seco e dois teams de animais com problemas, como mastite e casco. Aqui tudo é muito tecnificado, todos os animais possuem um chip no qual quando passam pelos portões vão os conduzindo para o "team" que pertence, ou para um local separado pois estão necessitando de cuidados veterinários ou de inseminação... tudo isso é detectado via sistema. 

O aprendizado aqui está sendo enorme, principalmente sobre manejo de vacas de alta produção, sobre tecnificação e eficiência de produção leiteira. Em menos de uma semana já aprendi várias coisas que devemos ficar atentos e que mudam drasticamente os números produtivos. Além disso, estou tendo a oportunidade de por em prática assuntos que já foram abordados em várias disciplinas, com destaque na bovinocultura de leite, matéria que com certeza me preparou para o manejo com esses animais. O trabalho é intenso e cansativo, porém é muito compensador poder ver a eficiência da fazenda, dos animais individualmente e principalmente perceber como o manejo é um dos fatores mais determinantes na produção.

Aqui também temos a responsabilidade de checar e avisar se algum animal está apresentando alguma alteração, portanto esse estágio está estreitando ainda mais meus laços com a veterinária e aumentando o meu olhar clínico e técnico nessa área. Estou adorando”, finaliza Sabrina. 

O coordenador do curso de Medicina Veterinária, professor Ramiro Bonotto, disse a UCEFF está sempre buscando o melhor para seus acadêmicos. "O intercâmbio é justamente um bônus na carreira acadêmica, pois agrega tanto na vida profissional quanto na pessoal. Viver uma outra realidade e acompanhar uma outra metodologia de produção, como é o caso da acadêmica Sabrina, trará uma nova visão de mundo. Como o nosso slogan faz referência a evolução, é exatamente isso que queremos dos nossos acadêmicos - uma constante evolução - a veterinária é dinâmica, está sempre em movimento. Toda hora surgem novidades na área, como é o caso dos medicamentos, das novas formas cirúrgicas, entre tantas outras, e o acadêmico precisa entender que ele precisa estar em constante busca de conhecimento, para não ficar defasado", comenta o professor. 

Para a articuladora de internacionalização, professora Nathália Berger Werlang, participar de intercâmbio durante a graduação é uma oportunidade de agregar conhecimento e ainda conhecer novos lugares e tecnologias.

Medicina Veterinária


  • Compartilhar:
Loading...
Atendimento via WhatsappAtendimento Atendimento via TelegramAtendimento