Diante do contexto que se apresenta no presente e do que se prevê para um futuro próximo, a necessidade de se buscar soluções, tanto para mitigar as adversidades do momento e prevenir as futuras, são urgentes. A formação acadêmica, o sistema educacional tem este desafio. Foi com estes objetivos que os alunos do 3º semestre do curso de Agronomia realizaram aula de campo no município de Guaraciaba.
O Professor Lorival Rambo, quem acompanhou a turma na visita técnica comenta que a difícil missão de conciliar crescimento econômico com preservação do capital natural culmina, agora mais do que nunca, numa tomada de decisão. Ou continua-se crescendo, correndo o risco de incorrer numa decadência socioambiental sem precedentes e também uma crise econômica ou, busca-se um desenvolvimento, num envolvimento, que seja sustentável. Num processo onde os pilares da sustentabilidade sejam todos devidamente e igualmente valorados.
O Brasil tem pela frente e cada vez mais, a responsabilidade de produzir alimento para grande parte da humanidade, o que obviamente será por longo tempo e em quantidade cada vez maior, ao menos nas próximas décadas. Exigir-se-á sustentabilidade. Conciliar o econômico com a manutenção do capital natural, que por sua vez provê aquele através da produção agrícola, dos serviços ambientais e de recursos diversos, é o desafio.
Neste contexto, o de produzir alimento, a agricultura familiar responde por 70% a nível nacional e, em torno de 90%, a nível catarinense. Logo, fazer a agricultura familiar sustentável significa dar passo importante para compor o ecodesenvolvimento.
E pelo fato de haver diversas iniciativas, com resultados comprovados na agricultura familiar de Guaraciaba, os alunos de Agronomia, fazem anualmente visitas de campo neste município. Na aula prática, com a participação e orientação do professor de Ecologia Lorival Rambo e palestra com atividade de campo de Adriano Canci, os alunos puderam vivenciar temas trabalhados em sala de aula, nas várias disciplinas, como Morfologia do Solo, Botânica, Nutrição Animal e Ecologia. Abordou-se temas como etnodesenvolvimento, serviços ambientais, manutenção da biodiversidade, ganho econômico, preservação do solo, entre outros, mesclando visitação nas propriedades e palestras.
O Coordenador do Curso, Professor Anderson Rhoden, comenta que o Engenheiro Agrônomo tem importante função e missão junto a agricultura familiar, com destaque para a Agroecologia, e formar uma opinião concisa sobre este tema é fundamental para a formação dos acadêmicos. A Agroecologia é um importante nicho do mercado de trabalho para o Engenheiro Agrônomo, e para tal, conhece-la em sua plenitude é fundamental para atender esta nova demanda por alimentos diferenciados.