Na última semana (19/10) os acadêmicos do 4º semestre do curso de Agronomia do Centro Universitário FAI, acompanhados pelos professores Lauro Luiz Somavilla e Vilson José Gabriel participaram de visita técnica ao Centro de Pesquisa de Agricultura Familiar (CEPAF/Epagri) em Chapecó, ao Museu Entomológico Fritz Plaumann em Seara, e a propriedade agroecológica da família Deitos, também em Seara/SC.
No CEPAF/Epagri a coordenação dos trabalhos ocorreu pelo Eng. Agr. Leandro do Prado Wildner, onde a primeira palestra sobre as Pragas do Milho foi conduzida pelo Eng. Agr. Dr. Leandro do Prado Ribeiro, e na sequência o assunto abordado foi Manejo da Fertilidade do Solo pelo Dr. Evandro Spagnollo. Os acadêmicos puderam interagir com os pesquisadores sobre o manejo das pragas do milho, sobre o manejo da fertilidade do solo e conhecer o Laboratório de Análises de Solos. Foi uma grande oportunidade de conhecer o CEPAF e de interagir com os pesquisadores e suas pesquisas nas mais diferentes áreas. Os assuntos discutidos no CEPAF estão relacionados às disciplinas Controle de Pragas, Fertilidade e Química do Solo, além de Uso e Manejo do Solo.
A tarde a visita ocorreu no Museu Entomológico Fritz Plaumann, localizado na comunidade de Nova Teutônia, Seara/SC, onde os acadêmicos puderam conhecer a coleção de insetos que abriga ao redor de 80.000 exemplares classificados em espécies e ordens. Esta visita corrobora à disciplina de Entomologia.
Na sequência a visita ocorreu na propriedade do Sr. Aquelino Deitos Sítio Cheiro e Sabores, que adota há muitos anos a produção orgânica sendo certificada pela ECOVIDA. Na propriedade os acadêmicos puderam interagir com o agricultor e conhecer a produção de beterraba, cenoura, mandioca, alface e outras hortaliças. Esta visita permitiu agregar conhecimento na área da agroecologia, manejo do solo, produção de hortaliças, gestão da propriedade rural e diversificação da produção. A viagem de estudo foi de grande valia, onde a prática corroborou com a teorização efetuada na sala de aula.
A coordenação do curso de Agronomia agradece ao CEPAF/Epagri, aos colaboradores do Museu Fritz Plaumann e a família Deitos pelo ótimo atendimento, condução dos trabalhos e trocas de experiências. Destaca também que visitas técnicas são fundamentais para a consolidação do conhecimento e vivência da teoria na prática, corroborando à formação técnica e pessoal dos acadêmicos.