Os acadêmicos do 8º semestre de Engenharia de Produção participaram nesta quarta-feira (03/10) de uma palestra em Chapecó SC, promovida pelo DEATEC, com o tema: Indústria 4.0 avançada um ponto de inflexão.
A palestra foi destinada à engenheiros, empresários do ramo de tecnologia e estudantes da região. O palestrante, professor Dr. Eng. Jefferson de Oliveira Gomes, que também é diretor regional do Senai SC e consultor Unesco para o grupo de trabalho sobre Manufatura Avançada, discorreu sobre os assuntos relacionados à Indústria 4.0, ou Quarta Revolução Industrial. Este termo, que tem origem no governo alemão e visa promover a informatização da manufatura, é utilizado para englobar algumas tecnologias para automação e troca de dados, utilizando conceitos de sistemas ciber-físicos, internet das coisas e computação na nuvem.
Durante a apresentação, Jefferson destacou pontos importantes da história evolutiva da humanidade e do uso do conhecimento, até chegarmos no cenário atual, onde nos encontramos sobre dois pilares fundamentais: Longevidade e Felicidade. Ainda segundo Jefferson, pode soar estranho citarmos estes termos quando falamos em manufatura. Porém, se observarmos a evolução das tecnologias, podemos aplicar conceitos observados no cotidiano como facilitadores na indústria, pensando nos processos como SSS, ou seja, Sensores, Softwares e Serviços.
O palestrante também abordou assuntos relacionados às grandes organizações e indústrias na Europa, que já contam com plantas industriais que otimizam o uso da informação, chamadas de Brownfields, e plantas inteligentes e ecologicamente corretas, as Greenfields.
De acordo com o professor do curso de Engenharia de Produção, Helton Roger Sossanovicz, que acompanhou a turma, a palestra proporcionou aos acadêmicos um estímulo à busca de inovação, quebra de paradigmas e evolução contínua, estabelecendo uma relação direta com os conteúdos da disciplina de informática aplicada à produção, além de apoiar os demais conteúdos como processos de manufatura, engenharia de produto, entre outras.
O DEATEC Polo Tecnológico do Oeste Catarinense, que promoveu o evento, é uma associação das empresas de tecnologia do oeste catarinense, e tem como objetivo fortalecer o setor, gerando por consequência um incremento no trabalho, renda, qualificação e inovação tecnológica.