Com o objetivo de ampliar o conhecimento teórico adquirido na disciplina de Administração de Comércio Exterior, os acadêmicos do oitavo semestre do curso de Administração desenvolveram planos de exportação de produtos regionais.
A professora Nathalia Berger Werlang, afirma que a atividade teve como intuito proporcionar ao aluno a oportunidade de colocar em prática o conhecimento teórico adquirido ao longo da disciplina, desde a identificação do mercado comprador potencial no exterior, até o planejamento do embarque do produto. Para isso, os alunos tiveram que identificar todas as informações relevantes no ato de negociação internacional que qualificam o processo de exportação.
Os acadêmicos identificaram empresas regionais que teriam produtos potenciais para o mercado externo, identificaram o mercado comprador, calcularam o preço de venda do produto a ser exportado, identificaram o melhor meio de transporte para o produto e por fim elaboraram a documentação necessária para a exportação. Além disso, os acadêmicos puderam contribuir com as empresas, com a apresentação de um plano de exportação, que poderá nortear os empresários em futuras tomadas de decisão de ampliação de mercado.
Os produtos identificados com potencial de exportação pelos acadêmicos foram variados, como por exemplo: vinho, embutidos, biscoitos, farinha, além de prestação de serviços.