Loading...

NOTÍCIAS

08 Nov 2022

Curso de Medicina Veterinária promove 1º Simpósio de Saúde e Bem-Estar Animal

O evento, que será realizado no próximo sábado (12), terá palestras, apresentações de trabalhos acadêmicos, premiações e sorteio de brindes

 

Agregar conhecimento sobre saúde e bem-estar nas diferentes áreas de conhecimento da Medicina Veterinária. Esse é o objetivo do 1º Simpósio de Saúde e Bem-Estar Animal que será realizado no próximo sábado (12), no auditório da unidade Santa Maria da UCEFF.

 

O evento, que é promovido pelo curso de Medicina Veterinária, contará com palestras, apresentações de trabalhos acadêmicos, premiações e sorteio de brindes. Com início às 8h30, o Simpósio terá uma palestra de abertura com a temática “Ambiência e bem-estar de matrizes suínas gestantes”. 

 

Após um coffee break, ocorre a segunda palestra da manhã com a temática “Como avaliar o bem-estar de vacas leiteiras”. Ao fim da manhã, brindes serão sorteados aos participantes. O Simpósio retorna às 13h30 com a exposição de trabalhos acadêmicos, sendo seguido pela primeira palestra da tarde que terá como tema “Bem-estar na criação de equinos”.

 

Assim como na manhã, o evento terá um coffee break que, desta vez, contará com a apresentação dos trabalhos acadêmicos. Na sequência, ocorre a última palestra do Simpósio, cuja temática será “Abordagem da medicina veterinária integrativa no bem-estar animal”. Para o encerramento, está programado outro sorteio de brindes para os participantes e a premiação dos trabalhos apresentados.

 

Trabalhos acadêmicos

 

Os trabalhos acadêmicos selecionados tratam de diferentes áreas da Medicina Veterinária. Na área de saúde e bem-estar de animais de produção ou criação, a pesquisa escolhida foi do aluno Jhonatan Sperandio, com o título de “Bioprospecção antimicrobiana do óleo essencial de thymus vulgaris e timol contra salmonella enterica sorovar heldelberg isoladas de frango de corte”.

 

Já na área de saúde e bem-estar de animais de companhia, o trabalho “Neoformação em conjuntiva bulbar em cão: relato de caso”, da acadêmica Tais da Silva, será apresentado. O estudante Lucas Presotto apresentará a pesquisa “Dermatite por staphylococcus coagulase positiva em agapornis roseicollis: relato de caso”, na área de saúde e bem-estar de animais silvestres, selvagens e/ou exóticos. Para a área de bem-estar no abate ou na experimentação animal, o trabalho “Bem-estar nas etapas de manejo pré-abate e abate de aves”, foi selecionado e a aluna Emeli Ticiani o apresentará durante o evento.

 

Agregar conhecimento

 

Segundo a coordenadora do curso de Medicina Veterinária da UCEFF, Marla Schneider, o Simpósio tem por objetivo agregar conhecimento. “Além de palestras com assuntos atuais sobre bem-estar, o evento conta com a publicação de trabalhos, o que estimula os acadêmicos no meio da pesquisa, trazendo conhecimento e enriquecendo os currículos desses discentes para o futuro profissional”, pontua. 

 

Marla destaca que mais do que publicações, este evento trará visões da vida profissional nas diferentes áreas, desde pequenos animais, grandes animais, produção e silvestres, o que demonstra a diversidade do curso de Medicina Veterinária. “Este simpósio é sem dúvida uma excelente oportunidade de aumentar contatos profissionais e distinguir as diferentes áreas de atuação dessa profissão”, afirma.

 

Evento voltado aos acadêmicos

 

A presidente do Centro Acadêmico de Medicina Veterinária (Camvet) e acadêmica do curso, Tainara De Cezaro, ressalta que o evento foi pensado com muito carinho para os estudantes. “O Simpósio tem um preço acessível com possibilidade dos alunos publicarem os resumo simples nos anais da UCEFF e ainda adquirir conhecimento com as palestras sobre bem-estar animal”, detalha.

 

Tainara salienta que a participação dos alunos é fundamental para que o evento aconteça. “O conhecimento nunca é demais. Precisamos aproveitar as oportunidades que o curso de Medicina Veterinária e o Centro Acadêmico disponibilizam, como eventos, palestras e tudo mais”, diz.

 

Temáticas relevantes

 

Conforme Davi Fernando Alba, um dos palestrantes do Simpósio, o evento tem como intuito aproximar os alunos, professores e pesquisadores sobre a temática. “Falar sobre saúde e bem-estar animal é extremamente importante, tanto quando tratamos de animais de produção/criação, como bovinos de leite/corte, suínos e aves, quanto de animais de companhia, os populares pets, principalmente quando tratamos de espécies exóticas, como lagartos, cobras e roedores, os quais possuem demandas específicas para a garantia da saúde e bem-estar dos animais”, explica.

 

Davi aponta que os participantes poderão aprofundar os conhecimentos sobre o tema. “Dessa forma, poderemos garantir a saúde dos animais e dos tutores, visto que algumas espécies podem transmitir doenças, também conhecidas como zoonoses, que podem afetar tanto a vida do animal quanto do tutor”, frisa. 

 

Momento importante

 

Para o acadêmico de Medicina Veterinária, Jhonatan Sperandio Acredito, que foi um dos selecionados para realizar a apresentação oral da pesquisa no Simpósio, eventos como esse são importantes para incluir os acadêmicos dentro da área da pesquisa, que é uma parte muito importante dentro da veterinária. 

 

“Nos ajuda a aumentar a linha de conversa sobre os temas apresentados, proporcionando discussões de diferentes tópicos com base em pesquisas, números, dados e fatos. Isso é muito importante, principalmente atualmente que temos fake news e muitos assuntos sem base, dados ou fatos em circulação”, enfatiza.

 

Jhonatan cita a importância de levar dados relevantes produzidos no meio acadêmico e os compartilhar com a sociedade. “Podemos apresentar o que tem sido feito na forma de boas práticas, de conhecimentos sobre a área, novas metodologias, novas visões sobre o tema de saúde bem-estar animal, que vem crescendo cada vez mais a nível mundial”, conclui.

Novos aprendizados


  • Compartilhar:
Atendimento via WhatsappAtendimento Atendimento via TelegramAtendimento