Loading...

NOTÍCIAS

11 Abr 2024

Calouros de Psicologia participam de oficina na Cavalaria da PM

A ação ocorreu nos dias 3 e 10 de abril

 

Proporcionar experiência teórico-prática aos calouros. Esse foi o objetivo da oficina de Terapia Assistida por Equinos realizada pelo curso de Psicologia nos dias 3 e 10 abril, na Cavalaria da Polícia Militar em Chapecó.

 

Na oportunidade, 60 calouros do curso tiveram a oportunidade de participar de duas oficinas de Terapias Assistidas por Equinos na disciplina de Projeto Integrador I. O evento foi conduzido pelo também acadêmico, instrutor e especialista Paulo R. Camara. 

 

Segundo o coordenador do curso, Domingos Palma, que supervisionou o projeto, as oficinas foram realizadas com o apoio da Unidade de Polícia Montada e contou com a colaboração dos militares Cabo Mocelin, Kassel, Camargo e Basei.

 

“Divididos em duas turmas, os participantes puderam vivenciar atividades práticas nas dependências da Cavalaria que proporcionaram uma experiência imersiva e enriquecedora, permitindo que os acadêmicos explorassem os benefícios das terapias assistidas por equinos e a aplicação na prática psicológica”, conta.

 

Momento enriquecedor

 

De acordo com o estudante do quinto período de Psicologia e especialista em Terapias Assistidas por Equinos com formações Básica e Avançada em Equoterapia, Paulo R. Camara, esse é o terceiro ano em que as oficinas são realizadas com os calouros do curso. Ele pontua que a terapia traz a ideia de buscar a evolução de fatores psicológicos ou físicos da pessoa por meio da relação entre o ser humano e o cavalo. 

 

“A terapia assistida por equinos é uma visão que atende além das pessoas com deficiência e tem a premissa de ser trabalhada por dois profissionais, sendo o fisioterapeuta e o psicólogo. Dessa forma, ao levar os acadêmicos já no primeiro período para conhecer esse trabalho, abrimos a possibilidade deles buscarem essa formação, pois é uma área que tem muito a ser explorada no campo da Psicologia”, declara.

 

Paulo aponta que a terapia traz inúmeros benefícios para os pacientes. “A etologia pode ser definida como a forma pela qual um animal se adequa ao meio em que vive, exteriorizando suas reações. Dessa forma, nós podemos trabalhar o desenvolvimento profissional, de líderes de empresas, desenvolver habilidades pessoais, como a comunicação, auxiliar na timidez excessiva, tomada de decisões e buscar a evolução do indivíduo por meio dos cavalos, cujo viés norteador sempre será a Psicologia”, finaliza.

Parceria


  • Compartilhar:
Atendimento via WhatsappAtendimento Atendimento via TelegramAtendimento