Chegou ao final a 2ª Conferência Internacional em Bem-estar Animal (CIBEA). O evento reuniu pesquisadores, estudantes e profissionais da área de Medicina Veterinária que discutiram temas voltados ao bem-estar de diferentes espécies de animais.
> Segundo dia encerra com palestra do domador Martin Ochoteco <
O sábado foi marcado pelas palestras do doutor em Psicologia Clínica, Mauro Lantzman. Ele falou sobre a “Inserção do animal de estimação na família contemporânea urbana” e “A perda do animal de estimação: como lidar”.
Mostra Científica
Durante o CIBEA foi realizado, ainda, a Mostra Científica. De acordo com coordenador do curso de Medicina Veterinária da UCEFF Chapecó, Sandro Charopen, foram 96 trabalhos habilitados para participar. “A Mostra Científica recebe mais trabalhos a cada ano e está se solidificando como incentivo à pesquisa e aos trabalhos acadêmicos desenvolvidos por alunos, professores e profissionais da área”, pontuou.
A comissão avaliadora, formada por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), classificou os seguintes trabalhos:
1º lugar - Andressa Silveira dos Santos com a pesquisa “Avaliação da interação humano-animal em vacas leiteiras criadas em diferentes sistemas”
2º lugar - Davi Fernando Alba com “Avaliação de bem-estar em cães domiciliados no município de Realeza, Paraná”
3º lugar - Sabrina Assmann com o trabalho “Opinião das pessoas quanto a interação homem-animal durante as visitações em zoológicos”
Oficinas
Também no sábado foram realizadas as oficinas com Mauro Lantzman sobre Distúrbios associados à ansiedade de separação, Leonardo Veja sobre o bem-estar animal no manejo de pré-abate e abate de aves, suínos e bovinos e Martin Ochoteco realizou uma prática demonstrativa sobre “Sacada de manãs del caballo”.