Loading...

NOTÍCIAS

09 Nov 2020

Arquitetura e Urbanismo promove concurso Charrete

 

No último sábado, 7 de novembro, o curso de Arquitetura e Urbanismo da UCEFF Itapiranga e Chapecó realizou o Concurso Charrete. O termo Charrette foi cunhado na Escola de Belas Artes de Paris no século 19, naquela época, havia uma tradição que compreendia dar aos estudantes uma tarefa de projeto de difícil execução para ser desenvolvida em um período extremamente curto. Concluído o exercício, uma charrete passava pelas ruas recolhendo os projetos. Na década de 1980, o termo foi resgatado por urbanistas norte-americanos para se referir a uma nova forma colaborativa de projeto e planejamento de comunidades.

 

Conforme as coordenadoras da Arquitetura e Urbanismo de Itapiranga e Chapecó, Bárbara Reichert e Adriana Diniz Baldissera, a proposta era de um concurso de ideias, levando em consideração os processos de ensino-aprendizagem adquiridos nas aulas, além da criatividade dos acadêmicos, valorizando a produção artística, cultural e intelectual acrescido do potencial inovador.

 

O Concurso realizado no último sábado teve seis equipes participantes que trabalharam o tema aula em área externa institucional. Ao final do Concurso as equipes foram avaliadas por uma banca externa, composta pelos Arquitetos e Urbanistas: Andriele Panosso, Maurício Giusti, Diógenes Piassini e Shana Emanuelle Berta.

 

Conforme as coordenadoras do evento, Bárbara e Adriana, a equipe vencedora foi o STUDIO 049, formada pelos acadêmicos da Arquitetura da UCEFF Chapecó: Ana Carolina, Carlos Miguel, Elisa de Moura, Guilherme Gabrielli e Gustavo Hott. O Conceito do projeto se baseou em camaleões, que são répteis que chamam a atenção pela possibilidade de mudar de cor para adaptar-se ao ambiente em que está inserido. No sentido figurado, este animal simboliza mudança, flexibilidade, capacidade de adaptação e/ou evolução pessoal. Sendo assim, interpretamos que o ambiente elaborado será um grande camaleão, que possibilita adaptações conforme o clima ou a necessidade da turma que utilizará o espaço. O projeto parte do objetivo de ser uma obra econômica, utilizando materiais de fácil acesso nas cidades das respectivas unidades, podendo ser transformada dependendo da necessidade do público e utilizando o máximo de ventilação natural existente.

 

O capitão da equipe Gustavo Hott disse que “a oportunidade de participar do Concurso Charrete foi incrível e muito gratificante! Foi muito importante para nos reinventarmos e sairmos da nossa zona de conforto. Tivemos uma grande dificuldade na criação, pois trabalhar em grupo é muito desafiador, ainda mais por se tratar de pessoas que tem visões de arquitetura contrárias e pensamentos divergentes. Entretanto, no fim mesmo com o relógio contra nós, conseguimos realizar todas as tarefas que nos foram atribuídas!”

 

O segundo lugar ficou para acadêmicos de Arquitetura de Itapiranga, equipe Vovôs da ARQ: Ana Bell Henn, Daiane Giehl, Karine Markoski, Laura Balest Dutra e Maicon Mateus Peter, capitão da equipe. "Foi uma experiência muito boa, a adrenalina momentânea é ótima, não tem nada melhor do que fazer projetos entre amigos, foi um dia muito divertido e de muito aprendizado”. Como conceito de projeto, o ESCAPE retrata a ideia de conexão para com os ambientes externos, e também entre as pessoas, criando aparatos em conjunto para uma melhor relação entre eles. Essa conexão é, antes de mais nada, um ato interno, pessoal e extremamente subjetivo. Começa com uma mudança de visão do mundo, dos paradigmas e dos hábitos que julgamos triviais.

 

Já o terceiro lugar também foi para acadêmicos da UCEFF Itapiranga,  da equipe SEEAG, representada pelas acadêmicas: Ana Luiza Koch, Ester Gabriela Schmidt, Esthéfani Da Silva Müller, Giovana Rafaela Maschio e  a Sara Daniela Real Zügel capitã da equipe. O conceito que o grupo deseja passar para os usuários do ambiente é a sensação de LEVEZA, a mesma transmitida pela energia da natureza. Queremos que estudantes e professores se sintam leves ao entrarem no local projetado, que se sintam a vontade para se expressarem, fazendo com que saiam da tensão das salas de aula convencionais. Conforme a capitã Sara “o concurso Charrete é uma ótima oportunidade de adquirir conhecimentos. Compartilhamos aprendizado em equipe, a desenvolver o raciocínio e a criatividade. Os professores dão todo suporte necessário e é uma ótima maneira de se desafiar, vendo o quão você já aprendeu com a faculdade e experiência. Recomendo a todos que participem e busquem dar o melhor de si, é maravilhoso ver seu empenho e dedicação projetados de forma visual!”

Arquitetura e Urbanismo
Charrete


  • Compartilhar:
Loading...
Atendimento via WhatsappAtendimento Atendimento via TelegramAtendimento