22 Abr 2024

Curso de Nutrição promove oficinas voltadas aos professores

Os encontros foram ministrados pelo professor Luciano Fiorentin

Proporcionar aprendizados práticos ao corpo docente. Esse foi o objetivo das oficinas promovidas pelo curso de Nutrição nos dias 8 e 19 de abril. Os encontros, que foram realizados de forma online, trataram sobre pesquisa, tipos de revisão de literatura e gerenciadores bibliográficos.

Na oportunidade, o professor Luciano Fiorentin, que ministrou as oficinas, deu dicas e orientou os docentes de forma prática. De acordo com a coordenadora do curso de Nutrição da UCEFF, Micheli Trentin, os professores participantes são orientadores de trabalhos de conclusão de curso e precisam cada vez mais conhecer os tipos de pesquisa.

“Foi repassado os tipos de pesquisas bibliográficas, tais como a sistemática, descritiva e narrativa, além de pontos importantes na montagem do TCC, como a revisão da literatura, referenciais bibliográficos e a utilização de softwares que possam auxiliar na construção do trabalho. Foi uma atividade bem prática na qual todos os professores conseguiram trocar ideias, argumentar e tirar dúvidas”, conta.

Micheli destaca a importância do aprimoramento constante do corpo docente para oferecer sempre a melhor formação acadêmica. “Aprender coisas novas e melhorar o ensino para os nossos alunos é a nossa meta. Precisamos trabalhar cada vez mais a parte da pesquisa com os estudantes para que possamos ter novas publicações científicas e aprimorar nossos conhecimentos”, pontua.

Novos conhecimentos

De acordo com o professor Luciano, as oficinas surgiram de uma necessidade identificada em uma reunião do corpo docente do curso. “Durante os encontros, os professores tiveram uma base de estruturação, aprenderam quais são as peculiaridades em cada tipo de revisão, as características e critérios a serem seguidos e como montar o projeto de pesquisa. Além disso, a oficina preparou os docentes para que cada vez mais estejam preparados e possam oferecer mais segurança e qualidade nas orientações de pesquisas dos estudantes”, finaliza.

Novos aprendizados